segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sonhos X Espiritualidade

Freud dizia (de verdade, juro) que o conteúdo onírico é de suma importância para a compreensão do inconsciente de quem o produz.
No espiritismo Kardecista chama-se emancipação da alma, o desprendimento do Espírito encarnado, possibilitando-lhe afastar-se momentaneamente do corpo físico. Além disso para essa doutrina há 3 tipos de sonhos: os comuns (que refletem nossas vivências no dia-a-dia), os reflexivos (meio que uma mistura de vivências atuais e das vidas passadas) e os espíritas (atividade real no campo espiritual).
Desde pequena sempre tive sonhos muito mas muito estranhos e em muitos deles recordava detalhadamente do que se passou...Como estou num momento de profunda busca pela espiritualidade isso parece ter se tornado frequente novamente.
Por sonho tive algumas visões muito malucas, extraordinárias e assustadoras para outras pessoas, nunca para mim...
O que mais me intriga realmente é o significado do que se passa desse outro lado...há muitos estudos sobre os significados dos sonhos.
Tentei entender um sonho em que estava com uma tremenda dor de barriga numa festa de aniversário e todos os banheiros não tinham trancas, assim, várias pessoas entravam enquanto eu estava na posição constrangedora na latrina...e o pior mudava de banheiro e sempre tinha gente...poxa que sentido deve ter alguém que quer defecar em paz??? Comentei com a terapeuta, nem ela descobriu.
Mas sinto que quando tenho alguns tipos de sonhos (acredito serem do tipo espíritas) minha vontade de entendimento dura muito mais tempo...ontem sonhei com uma gangue de espíritos nada evoluídos...eu simplesmente não conseguia me mexer perto deles...tentei com grande destreza e coragem torcer o braço do mais escuro deles como num golpe de arm locke e nada...o braço do cara virava e parecia uma massinha de modelar...a solução foi rezar o pai nosso...assim que terminei o "e livrai-me de todo mal" foi como num passe de mágica...acordei me sentindo mega cansada como se estivesse tentando fazer isso a algum tempo.
Estranho ou não quando nos aproximamos da nossa espiritualidade ficamos prontos para o bem, mas, também parece que estamos mais vulneráveis ao mal.
Acho que fico mais com o Kardec do que com o Freud nessa...foi mal Frê! Mas contra fatos não há argumentos...só estando na minha pele (ou períspirito sei lá) pra saber...
"Senhor, livrai-nos de todo e completo mal, amén."







Nenhum comentário:

Postar um comentário